quinta-feira, 15 de abril de 2010

Dicas de Cicluturismo - Bughera

Pisca traseiro – se você vai andar por estradas asfaltadas é sempre bom levar, porque mesmo que não esteja programado andar à noite, pode acabar sendo necessário dar algumas pedaladas noturnas ou na penumbra.

Farol – é importante que pelo menos um dos pilotos carregue um farol, a não ser que o caminho seja mais ou menos conhecido ou que você tenha uma sensibilidade muito boa no escuro.

Luvas – elas ajudam muito na hora da queda!

Capacete – a menos que você queira se arriscar desnecessariamente e parecer um pica - pau.

Óculos – ajudam especialmente em estradas de terra, evitam que ciscos, poeira ou insetos batam em seu olho. Também é bom pra fazer um charme e além disso ajuda você a não ser reconhecido pelos amigos nas cercanias de sua cidade de origem.

Máquina Fotográfica - É sempre bom levar, primeiro para poder compartilhar a experiência com os amigos. Depois porque você poderá ter a impagável sensação de, vendo-se na foto, em casa, aquecido e limpo, duvidar que é você mesmo ali no retrato.

Revisão - antes da viagem, faça uma revisão geral em sua bicicleta em uma oficina de sua confiança. Bem, em verdade, alguns autores aconselham que se faça esta revisão após a viagem, e argumentam que, com efeito, a viagem serve mesmo pra você descobrir quais as partes de sua bike que estão com problema de junta. O ideal é fazer a revisão nos dois momentos: antes e depois da viagem.

Parafusos e porcas da caixa de direção e guidão e blocagens das rodas, do banco e do bagageiro - dê uma boa verificada antes da viagem e durante a mesma nos dias em que você houver exigido esforços excessivos da sua bike.

Suspensão – é sempre bom dar uma lubrificada semanal.

Integridade da Corrente – não há nada pior que uma corrente estalando. Assim, verifique bem se há elos frouxos ou deslocados antes da viagem. Se começar a dar problema durante a excursão, conserte-a assim que possível ou então divirta-se empurrando a bike nas subidas e planos.

Catraca e eixo central – o mesmo procedimento que para a corrente.

Rodas – é importante checar diariamente se as rodas estão com um nível de empeno aceitável. Depois de certo ponto, a frenagem fica comprometida e você poderá acabar empenando a roda ainda mais (de uma cajadada só).

Pastilhas de freio – falando em frenagem, procure verificar de vez em quando se as pastilhas estão bem reguladas e se não estão gastas.

Cabos de freio e marcha – confira seu estado antes de partirem (entendeu o trocadilho?).

Garrafas d’água e suportes – Não esqueça de enchê-las (e de levá-las )

Peças, Ferramentas e Sobressalentes – Leve o que puder, sem sobrecarregar a bike de peso! Aconselho:
Bomba para encher câmara de ar
1 câmara extra por bike
Espátulas para retirar pneu
1 bacalhau ( pedaço de pneu cortado para algum imprevisto com algum pneu)
Opcionais:
Chave de corrente
Jogo de chaves Allen
Alicate
Chave Philips
Canivete Suíço
Óleo Lubrificante

Qualquer outra coisa que quebrar, terá sido azar, mas no caminho você encontra e compra.
Acessórios – você pode levar:

Alforjes – ou então uma pequena mochila no bagageiro da bike.

Barraca de camping – esse é um ítem mui-questionável. Você tem que optar entre a certeza de carregar mais peso e ter onde dormir ou o risco de precisar virar a noite pedalando se não achar um hotelzinho na cidade ou não conseguir chegar nela a tempo. De um modo geral, em viagens expedicionárias (ou seja, por estradas ainda desconhecidas) leve a barraquinha. Se for caminho conhecido ou onde você já recebeu as dicas dos outros pilotos, considero exagero levar o barracão.

Lanterna (normalmente o farol da bike é destacável) – não custa nada, vai que o pneu fura de noite.

Cadeado e Corrente - para não levarem sua bike enquanto você dorme ou almoça.

Extensores – muito bom pra prender a mochila no bagageiro e, alternativamente, para enforcar o companheiro de pedal depois de 10 dias de viagem.

Escova e pasta de dentes – se você esquecer vai ter que comprar no caminho. A menos que você esteja viajando sozinho e adore sustentar o seu médico-dentista.

Papel Higiênico – não precisa levar muito, mas se não tiver, ou então – ih! acabou! - use uma roupa velha.

Sabonete – é sempre bom levar um pouquinho, algumas pousadas são tão luxuosas que nem te fornecem sabonete. Pode ser usado como xampu também.

Fósforo / Isqueiro – não custa nada levar, é útil sobretudo para atear fogo ao amigo.

Mapa rodoviário atualizado para auxílio na estrada – o melhor mesmo é um bom guia mal-humorado, mas esses mapinhas de vez em quando quebram o galho. Procure também ouvir os autóctones, muitas vezes eles conhecem trilhas ou caminhos não marcados no mapa que podem ser melhores pra você.

Filtro Solar – se você tiver sido irresponsável e estiver sem capacete, considere a hipótese de usar também um boné.

Repelente para insetos – principalmente para dormir.

Pomada anti-inflamatória muscular – Feldene é a melhor pois é de múltiplo uso.

Vitamina C – 2 gramas ao dia, A vitamina C é importante pois auxilia na recuperação muscular.

Novalgina ou AAS – pra febre e dor, que ocorrerão esparsamente.

Pomada para Assaduras - Hipoglós ou outra.

Pomada anti-inflamatória para cortes – Furacin . Se você quiser levar uma gazesinha e um esparadrapo também não pesará muito mais na mochila.

Roupas: A do corpo, mais uma muda e a de dormir. De noite você lava uma e usa a outra e vai rodiziando. Se for inverno, levar um casaco pode ser recompensador.

Outras dicas Coma antes de ter fome, beba antes de ter sede, durma antes de ter sono.
Não exagere nas pedaladas dos primeiros dias pois você aumentará em muito os riscos de esgotamento mental e físico.

2 comentários:

  1. Ola Bruno achei bem interessante seu blog vamos mantendo contato por aqui, em janeiro vou fazer uma cicloviagem partindo de Florianópolis até Porto Alegre via BR282(caminho da serra de SC) e RS116(serra gaúcha). Vi que fez boa parte das rotas do RS, estou seguindo seu blog para ir descobrindo novos lugares. Abraço t+

    ResponderExcluir
  2. Mazá Brunoo rapa,
    ta de blog e tudo!
    Ja tem até gente de Florianopolis, XIKEBEIN
    eu li algumas partes do teu blog, só naum li tudo porque, to ocupadaço, mas eu vou lendo agora, sempre que tu postar algo novo aviza ae..
    Valeu por olhar a minha Tv, vou fikar de olho no teu blog, vai pra onde no próximo Findesemana?

    ResponderExcluir